quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

NEE - Recursos

Trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) exigirá uma constante atualização, busca de informação e construção contínua de materiais de suporte à intervenção. 

Neste âmbito, o site "Recursos - Necessidades Educativas Especiais" podem-se encontrar informações e materiais muito úteis. Neste site, para além de se caraterizarem várias problemáticas que integram as NEE e de se apresentarem algumas estratégias de intervenção podemos encontrar na rúbrica "outros recursos":

- referências a sites com diversos recursos educativos dos quais destaco:
  • Pasta Mágica:  um "desenvolvido e monitorizado pela equipa da Areal Editores, apresenta aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e aos alunos com NEE um conjunto de recursos educativos organizados por ano e por disciplina. Estão disponibilizados jogos, fichas de trabalho, atividades e recursos áudio."

  • Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura (PNL) que é "(...) um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura e a escrita, que se assume como um agregado de livros de autores consagrados e aprovados pelo PNL e, em simultâneo como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler."
- referências a softwares educativos, por exemplo:
  •  Programa Braille Fácil "permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil e que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille."


  •  Programa TICO (Tabuleiros Interativos de Comunicação) é uma aplicação informática gratuita, dedicada à criação de tabuleiros de comunicação interativa.

Aconselho a exploração deste site, porque além dos exemplos colocados fornece indicação relativa a muitos outros recursos que podem ser muito úteis para a intervenção.

Audiolivros

Continuando a pesquisa acerca de materiais e softwares de apoio a alunos com dislexia, encontrei, num site da Universidade de Coimbra, uma referência interessante: 

Audiolivros para estudantes com Dislexia

Nessa mesma notícia faz-se referência ao "(...) projecto DAISY 2012 – a sigla inglesa Digital Accessible Information System, um sistema digital de acesso à informação (...) O objectivo é oferecer a alunos e a professores um software de última geração, o EasyReader, para leitura de audiolivros digitais (...)".

"O programa criado em 2005 e que até agora contemplava apenas alunos cegos e com baixa visão, estende-se agora aos estudantes com dislexia que passam a poder ler e ouvir em simultâneo, facilitando-lhes a compreensão do que lêem (...) [Assim este] (...) programa informático tem como objetivo facilitar a leitura e permite ao estudante controlar a velocidade de leitura, mas também escolher o tipo e o tamanho da letra, mudar a cor de fundo e utilizar atalhos no teclado (...)".

Consultando depois o a página oneline da Direção Geral de Educação, aparece precisamente esta referência.

Seria importante dar continuidade a este tipo de Projetos, disponibilizando, desta forma, mais um recurso útil que pode ser utilizado por alunos com vários tipos de dificuldades, por exemplo problemas visuais e dislexia.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dislexia - materiais de apoio à intervenção

Na Unidade Curricular de Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) estivemos a abordar a dislexia, abordando a sua definição, caraterísticas e etiologia.

Nesta sequência, e na busca em torno desta DAE encontrei, precisamente no site da APPDAE (Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas), a seguinte referência:

"Material didáctico

Jogos p/ Dislexia - disortografia
Jogos Evolui
Todos contam!

Procurando dar resposta às necessidades de professores, terapeutas e pais
que acompanham crianças, adolescentes e adultos com dificuldades diversas e
suas famílias, a Majora associou-se ao CADIn – Centro de Apoio ao
Desenvolvimento Infantil. Desta parceria resultou a criação de uma gama
especializada de material lúdico/didático de apoio ao trabalho de
intervenção, estimulação e desenvolvimento de capacidades de aprendizagem,
comunicação, raciocínio, emocionais, autonomia e intelectuais."
Banco BAI Jogo didactico - Safari dos sons
Trata-se especificamente de um software designado "SuperTMatix - Quiz Dislexia-Disortografia" (jogo didático com exercícios relacionados com a manipulação de sílabas, fonemas, etc.) e de um jogo incluído na gama Evolui chamado "Safari dos Sons - desenvolvimento da linguagem".

Podem ser instrumentos úteis para a intervenção com crianças que apresentam esta problemática...

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O convívio e a lição de ano novo...

Para começar bem o ano, e depois de um árduo esforço na realização do teste da Unidade Curricular de Inclusão NEE do Domínio Cognitivo e Motor, chegou o merecido convívio, do qual a imagem (apenas do bens necessários à sobrevivência humana!!!)  que se segue é ilustrativa.



Depois do merecido convívio, veio a lição para podermos começar bem o ano.

A professora Ana Paula Martins, orientou-nos na construção do nosso "kit de sobrevivência" para 2014. Uma atividade lúdica, mas da qual podemos tirar uma lição muito importante para os tempos que se adivinham...



quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Os Jogos da Mimocas"

Da listagem de recursos mencionada no post anterior, parece-me que merece destaque o software educativo "Os Jogos da Mimocas", concebidos para a promoção da linguagem e da leitura no acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais. 

No site da APPT21 podem ler-se acerca do âmbito da criação doas jogos e sobre os seus objetivos:

"A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (APPT21) e a Escola Superior de Gestão de Santarém (ESGS), desenvolveram, com o apoio do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, um software educativo que alia a educação e o entretenimento, aumenta a motivação para a aprendizagem e é adequado a actividades de grupo em que participem crianças com patologia do desenvolvimento e crianças com dificuldades de aprendizagem, nomeadamente crianças com perturbação das competências comunicativas." (in http://www.appt21.org.pt/wp-content/uploads/objectivos_pedagogicos_jogos_mimocas.pdf)

No link acima colocado poder-se-á obter a descrição dos jogos e sua aplicação. Parece um recurso simples, mas útil para trabalhar competências importantes quando se intervém com crianças com necessidades educativas especiais.

Trissomia 21

Depois de termos abordado o tema da Trissomia 21 na Unidade Curricular de Inclusão e NEE do Domínio Cognitivo e Motor dediquei-me à procura de tecnologias ou softwares de apoio ao ensino e aprendizagem de crianças com esta problemática.

Nada melhor que procurar no site da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21 (embora com uma designação um pouco questionável pelo enfoque na problemática e não na pessoa).

Neste mesmo site pode-se encontrar alguma informação útil, mas a que me chamou mais à atenção foi um pequeno artigo em que apresentam uma listagem de recursos para professores e educadores. Nesta listagem apresentam-se livros e softwares de apoio à aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais, entre elas a Trissomia 21.

Vale a pena ver, podendo ser um bom recurso em termos de intervenção...